Sorriso bonito é saúde ou estética?

Sorriso bonito

Sorriso bonito é saúde ou estética?

Há quem ainda pense que dentes perfeitos é meramente uma questão de estética. Porém, isso não é verdade, pois não é somente à isso que esse termo se refere. Afinal, ter dentes bonitos significa ter dentes saudáveis, e além disso, sorrir é sinônimo de felicidade e de bem estar, contribuindo para autoestima e um bom convívio social.

Talvez você ainda não tenha parado para pensar, para a odontologia, uma dentição perfeita é um conjunto de características que une saúde, estética e funcionalidade. Ou seja, a estética faz parte da construção dessa característica, mas não é a única vertente para obtenção de dentes excelentes e um sorriso bonito e os resultados dessa combinação são surpreendentes. Não entendeu?

Nós vamos te explicar!

Imagina uma pessoa que possui os dentes saudáveis, porém eles são desalinhados e isso gera certo incômodo. Essa pessoa, portanto, embora saiba que os seus dentes são super saudáveis, não está satisfeita totalmente com ele. Agora vamos imaginar outra situação, uma pessoa que fez clareamento dental, mas que, desde então, não cuida da higiene dos dentes.Vamos concordar que, no primeiro caso, falta um pouco de estética para que a pessoa fique 100% satisfeita e que no segundo caso, o que falta é saúde, não é mesmo? Se ambos os casos tivessem a combinação de estética e saúde, os resultados seriam extraordinários para as pessoas.

É muito importante destacar que a Estética Dental, ou seja, aqueles procedimentos, como clareamento dental e lentes de contato dental, dificilmente são recomendados apenas por questão de estética, mesmo que esse seja o objetivo principal do paciente. A Estética Dental, portanto, cria uma relação entre saúde e estética, promovendo muitos benefícios e um sorriso ainda mais bonito. Confira a seguir alguns deles!

Auxilia a Nutrição

Nosso sistema bucal possui a função de preparar os alimentos para que sejam digeridos, não é mesmo? Portanto, se ele não for eficiente, a digestão também não será. Caso um indivíduo possua dentes tortos ou até mesmo não tenha alguns dentes, é inevitável que a mastigação seja prejudicada e, conseqüentemente, a digestão dos alimentos. E é exatamente aí que entra a importância da estética ligada a saúde, já que ter os dentes alinhados e a dentição completa vai muito além de aparência.

Evita Doenças

É verdade! Existem diversos procedimentos que parecem ser somente estéticos, mas que a ligação com a saúde é direta. Um exemplo é a “Gengivoplastia”, que é o procedimento em que se retira o excesso de gengiva, tornando os dentes mais visíveis e bonitos. Porém, a Genvivoplastia também é muito importante quando se trata de saúde, já que evita o acúmulo de resíduos indesejados e que contribuem para o desenvolvimento de algumas doenças, como a gengivite, por exemplo.

Aumenta a auto-estima

O sorriso tem uma função social muito forte. Ele pode abrir portas de emprego, de relacionamentos, e até lhe deixar mais confiante e pronto para encarar os desafios da vida. Não há como negar que ter um sorriso bonito, deixa a pessoa mais segura, e confiante e, conseqüentemente, mais feliz em diversas situações da vida, seja social ou profissional. Portanto, ter um sorriso bonito e saudável, auxilia na saúde psicológica das pessoas.

Sorriso bonito contagia!

Um sorriso bonito e saudável é capaz de contagiar as pessoas a sua volta, sabia? Pois é! É ele que pode te ajudar a levar uma vida mais leve e ainda fazer com que as pessoas a sua volta também queiram ter um sorriso saudável e bonito como o seu.

Ainda que você cuide de seus dentes e não esteja sentindo nenhuma dor, é importante visitar um dentista regularmente. A prevenção pode ser sua maior aliada na hora de manter um sorriso bonito. Às vezes, já temos um pequeno problema, como o início de uma cárie, e isso pode ser tratado em uma consulta de prevenção, antes de se tornar um contratempo maior.

Sempre que falamos em um sorriso esteticamente bonito, também estamos nos referindo, automaticamente, a saúde, já que não existe sorriso bonito sem ser saudável.

Vale lembrar, também, que o início de um belo sorriso se inicia com cuidados diários e com visitas freqüentes ao dentista. No geral, cuidar de seus dentes não é tarefa complicada. Um sorriso bonito pode ser facilmente conquistado com cuidados no nosso dia a dia. Escovar os dentes com frequência, usar fio dental e enxaguantes bucais, podem parecer dicas corriqueiras, mas fazem diferença. Diversos problemas mais sérios podem ser evitados com esses cuidados básicos. Procure por um profissional que seja experiente e especializado, pois é ele quem vai poder te indicar os melhores tratamentos para que você tenha o sorriso perfeito.

  • 24 de junho de 2019

Deixe uma resposta 0 comentários

Deixe uma resposta:







WhatsApp