Higienização profissional e regularidades na Clínica Odontológica

Todo estabelecimento em que transita um grande aglomerado de pessoas diariamente deve ser higienizado e constantemente limpo para a devida segurança de todos. Quando se trata de clínicas médicas e odontológicas, aí é que o cuidado deve ser redobrado. Não apenas em época de pandemia, mas todo consultório deve seguir sempre as normas e padrões da Vigilância Sanitária para o pleno funcionamento.

Para isso, toda equipe deve ter conhecimentos e noções básicas das regras determinadas pelos órgãos públicos para evitar proliferação de doenças e manter a saúde das pessoas que por ali passam. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre os cuidados com a nossa clínica e as devidas regularidades.

Higienização da Estrutura Física de clínicas e consultórios

A limpeza constante realizada por um profissional, embora seja vista como “artigo de luxo”, nos consultórios clínicos é uma necessidade absoluta. Lugares que não seguem a determinação da Organização Mundial da Saúde adotando protocolos de higienização, podem ser multados e até fechados. Isso, pois, esses estabelecimentos trabalham com materiais químicos e geralmente infectados. O não descarte incorreto desses materiais pode contribuir para a
proliferação e contaminação de todos os outros pacientes que se encontram no mesmo ambiente.

Além das salas de exame, a limpeza deve ocorrer em todo o ambiente clínico, principalmente nas salas de espera, onde há uma maior aglomeração de pessoas. O processo de higienização e limpeza consiste em eliminar bactérias perigosas que se proliferam com maior facilidade, como é o caso do novo Coronavírus. Além da limpeza realizada por um profissional, oferecer ao paciente condições de higienização das mãos é fundamental. é necessário deixar sempre ao alcance produtos como sabão, álcool em gel e lenços descartáveis, para que o paciente possa manusear e tocar corrimões, documentos e todo adereço de manuseio público.

Como é um consultório limpo e higienizado?

Primeiramente, todo consultório odontológico precisa ter aval da Vigilância Sanitária para o seu correto funcionamento. Além disso, em seu projeto arquitetônico deve-se compreender pia e lavatório para uso  indiscriminado dos pacientes e materiais como papel e lenços que devem ser repostos com frequência.
Iluminação e ventilação também são outras características que o consultório deve ter, pois o imóvel precisa ser arejado para proporcionar uma melhor circulação do ar e boa abertura das portas e janelas. Recomenda-se também que as paredes sejam lisas e revestidas de um material resistente e fácil de lavar, e as instalações sanitárias devem cumprir uma finalidade exclusiva.

A adoção de medidas preventivas é mais do que uma obrigatoriedade, é uma necessidade. A implantação de normas e rotinas para diminuir os riscos de contaminação a qual estão expostos os profissionais de saúde e os pacientes é fundamental. Por isso, aqui em nossa clínica, contamos com um ambiente ventilado, materiais de higienização acessíveis, além de contar com profissionais especialistas em limpeza conforme as normas da Vigilância Sanitária.

Prezamos sempre pelo bem estar e saúde de todos os nossos pacientes.

  • 13 de Maio de 2020

Deixe uma resposta 0 comentários

Deixe uma resposta:







WhatsApp