É possível ter dentes brancos com aspecto de dentes naturais?

O que é clareamento dental? | Drª Vanessa SIlveira

O sorriso branco e saudável é o cartão visita de qualquer ambiente, pois demonstra segurança e simpatia. Conquistar uma boa estética dental pode ser um desafio, principalmente depois de certa idade mais avançada. Com o tempo, o consumo de álcool, excesso de café na rotina de trabalho e tabagismo, podem contribuir para o escurecimento dos dentes. Com isso, muitos pacientes recorrem ao clareamento dental.

Este processo age oxidando os pigmentos que abarcaram o esmalte e se alojaram na dentina, se ajustando e aperfeiçoando os cromóforos. A partir da quebra desses cromóforos ocorre o clareamento. Apesar de ser uma técnica avançada, muitas pessoas ainda não investem no tratamento por medo dos dentes não ficarem claros naturalmente.

Mas, será que é possível ter dentes brancos com jeito de dentes naturais?

O que é clareamento dental?

O clareamento dental tem como função devolver uma estética mais saudável para os dentes. O processo consiste na oxidação dos pigmentos que atravessam o esmalte e ficam impregnados na dentina, formando os cromóforos. Quando se quebram esses cromóforos, ocorre o clareamento dos dentes, devolvendo a cor original.
Este procedimento não envolve a estrutura dental e trabalha apenas com o pigmento, por isso é um processo que não é invasivo, é rápido e de fácil recuperação.

O clareamento dental pode deixar os dentes artificiais?

Todo clareamento depende de cada paciente e de cada estrutura dental. Como explicado acima, o procedimento remove apenas os pigmentos que ficaram nos dentes com o passar dos anos. Após o clareamento, apenas a cor original da estrutura do paciente é o que resta, e isso varia de cada pessoa.
Além disso, é importante destacar que a diferença de cor, resultado do clareamento é sutil e muitas vezes, só é detectável por um profissional. A menos que, ao submeter a este tipo de procedimento, o paciente chegue ao consultório com os dentes muito danificados e maltratados pelo hábito de não cuidar da saúde bucal.

Existe outras formas de clarear o sorriso

Não apenas o clareamento é capaz de devolver uma cor natural aos dentes. Uma boa limpeza bucal, realizada periodicamente no consultório odontológico pode fazer total diferença. Isso porque as cores são comprimentos de onda refletidos pela superfície e, por isso, depende de quem observa o seu sorriso.

Não manter uma higiene adequada, além do escurecimento dental, pode causar outros problemas como doença periodontal com sangramento na gengiva e contrair bactéria.

Gostou? Não se esqueça que apenas um profissional dentista é capaz de te orientar sobre o melhor procedimento de clareamento. É claro que na internet você vai encontrar inúmeras receitas caseiras, mas é preciso cuidado para não danificar a estrutura dental. Agende já uma consulta e devolva a cor natural dos seus dentes!

  • 2 de março de 2020

Deixe uma resposta 0 comentários

Deixe uma resposta:







WhatsApp