5 cuidados essenciais para manter a saúde bucal em dia

5 cuidados essenciais para manter a saúde bucal em dia | Drª Vanessa Silveira

Dizem os bons dentistas que é pela boca que começa a boa saúde: e eles têm razão! A forma como tratamos nossos dentes e gengiva em casa é o que define a boa saúde bucal que termos com o passar dos anos. Por isso, alguns cuidados básicos como escovação, escolha do creme dental, assim como quantidade utilizada na escovação, podem fazer toda a diferença para evitar problemas e incômodos, causando mal hálito e fragilidade nos dentes.

Escolher a melhor escova de dentes para seu caso

Escova dente nem sempre deve ser escolhida pela economia. É possível aliar preço e qualidade. Em geral, o melhor modelo é o de cabeça pequena e arredondada, com cerdas macias e polidas, pois essas não ferem as gengivas e não desgastam o esmalte dos dentes. Para quem usa aparelhos, existe um modelo específico para essa situação. A escova ideal tem um formato especial que tira a sujeira e limpa os bracketes adequadamente, pois isso, nesses casos, não se pode usar uma escova convencional.

Usar o fio dental depois de todas as refeições

Após a escovação, o fio dental deve ser passado entre todos os dentes. Ele é responsável por eliminar todos os resíduos de alimentos que são imperceptíveis nas lacunas entre um dente e outro. Esses resíduos, quando não eliminados corretamente, podem causar putrefação e resultar em outros problemas como mau hálito e cáries.

Não exagerar na quantidade de creme dental

Muitas vezes pensamos que quanto mais creme dental colocarmos na escova, melhor será a limpeza. No entanto, nem sempre a abundância é uma coisa boa. Usar creme dental em excesso leva à má escovação, pois o atrito das cerdas com os dentes pode acabar diluindo as placas de sujeira. Por isso, ter um monte de creme dental gera muita espuma e atrapalha o esfregar necessário. A quantidade ideal de creme dental é o equivalente a um terço da cabeça da escova.

Visitar o dentista pelo menos uma vez por ano

A consulta ao dentista deve ser feita, no mínimo, anualmente, pois é importante para verificar se os dentes e as gengivas estão em ordem e assim, evita-se futuros problemas que ficam mais difíceis de resolver a longo prazo. Também é importante fazer uma limpeza bucal uma vez por ano no consultório odontológico. Se você sentir alguma dor antes desse período, a consulta deve ser antecipada.

Enxaguar bem a boca ao acabar a escovação

Água é uma ótima aliada no processo da limpeza bucal. Ela remove as placas de sujeira que foram descoladas dos dentes pelas cerdas da escova. Por isso, use e abuse desse recurso para uma boa higienização dental. Além disso, ela equilibra o fluxo do creme dental e retira o excesso, trabalhando juntos na hora de jogar os resíduos para bem longe.

Aproveite as dicas e organize o seu cotidiano para manter uma boca limpa e saudável todos os dias! Agende também uma consulta para verificarmos se a sua saúde bucal esta em ordem!

  • 16 de dezembro de 2019

Deixe uma resposta 0 comentários

Deixe uma resposta:







WhatsApp